Você está feliz onde mora?

Você está feliz onde mora?

Você está feliz no Condomínio em que mora hoje?

O número de pessoas que procuram um Condomínio para se viver, seja ele horizontal ou vertical, cresceu exponencialmente nos últimos 10 anos e isso trouxe uma série de consequências positivas e negativas.

Como acredito na boa intenção das pessoas que hoje habitam esses condomínios, vou citar alguns desses pontos positivos que percebi ao longo desse período. Os pontos negativos não serão citados pois, cada pessoa vive uma experiência e tem seu ponto de vista e a matéria é para agregar valor e levar bons fluidos para quem a lê.

SEGURANÇA

Esse sem dúvida é o principal item que leva as pessoas a morar em um Condomínio. Grades, eclusas com portões, câmeras de alta resolução, alarme, cerca elétrica e sensores de barreira monitorados,  vigilantes, sistema de segurança integrado, vizinhos atentos e solidários e outros itens modernos e tecnológicos agregam para que essa sensação de segurança fique mais evidente quando se pensa em morar em um condomínio.

Some todos esses itens com a doutrina e rotina de vida diária de todos os moradores que vivem nesse condomínio e a situação se torna perfeita. Nada adianta ter tantos itens de segurança se os próprios moradores não seguem essas regras e essas rotinas. Então as pessoas são o principal condutor de sua própria segurança e isso precisa andar sempre conectado e alinhado. Basta um morador deixar de seguir essa “cartilha de segurança” que coloca em risco todo o resto.

CONFORTO E LOCALIZAÇÃO

Esse é o segundo elemento mais evidente na busca por morar em um Condomínio. Ao morar em um local seguro a pessoa se sente mais confortável e tranquila. Considerando que as construtoras estão buscando oferecer condomínios cada vez mais completos, oferecendo uma área de lazer mais robusta e diversificada, consegue-se proporcionar mais conforto e lazer aos moradores.

A localização está ligada diretamente a esse conforto. Menos tempo no trânsito, mais tempo com a família. Menos tempo para deslocamento, mais tempo para o lazer. Mais lazer que o condomínio oferece, maior a sensação de bem estar e conforto. São fatores atrelados e que andam juntos para o perfeito sincronismo.

INVESTIMENTO E PATRIMÔNIO

Não menos importante, o investimento e a busca por se ter um patrimônio entra como o terceiro e importante elemento dessa matéria.

Ora, se o apartamento ou a casa em um Condomínio é seguro, confortável e de ótima localização, então o investimento foi bem empregado e o patrimônio está aumentando, o que gera mais segurança e menos preocupação.

É claro que esse investimento depende de sempre estar em ótima apresentação, com as manutenções em dia, equipamentos revisados e em ótimo estado de conservação. É ai que entra a figura do Síndico, pessoa a qual foi eleita em assembleia por condôminos altamente satisfeitos com seu investimento. O Síndico é a principal figura à frente desse macro negócio chamado “condomínio”. Ele é o responsável em manter as instalações, os equipamentos, a segurança e as manutenções em dia, garantindo aos seus “investidores” a valorização de seu patrimônio.

Em resumo, Condomínio é coisa séria e exige um profissional para lidar e conseguir encarar todos esses desafios, mantendo elementos positivos que trazem segurança, conforto e valorização do patrimônio.

Obrigado pela leitura e até a próxima.

Alder F. Spindler

Síndico Profissional