Dicas para viajar tranquilo

Dicas para viajar tranquilo

Dezembro está quase aí e chega aquele momento de começar a fazer os preparativos para as viagens de fim de ano.

Seja um período curto ou até mesmo as tão esperadas férias, é importante tomar precauções e organizar algumas coisas em casa para evitar surpresas desagradáveis ao chegar em casa. No post de hoje, separamos algumas dicas para você começar a fazer seu checklist e ir organizando as coisas aos poucos antes de colocar o pé na estrada.

Cuidados com o Pet

Existem duas possibilidades ao lidar com os pets na hora de ir viajar. A primeira delas é se há a possibilidade de hospedar o cachorro ou gato em uma clínica veterinária que possua esse serviço, a vantagem é que se algo acontecer com o seu bichinho, o profissional apto para atendê-lo estará perto para socorrer o pet rapidamente.

Se a hospedagem não é uma possibilidade, o ideal é contar com a ajuda de uma pessoa de confiança e por quem o bicho já esteja familiarizado para dar o suporte necessário durante a sua ausência.

Fique atento principalmente com fatores como comida – que precisa ser sempre a mesma para não causar distúrbios intestinais -, passeio – muitos pets costumam passear de uma a duas vezes por dia e aliam isso a suas atividades fisiológicas – e brincadeiras – cachorros, em especial, ficam muito carentes e ter o brinquedo favorito perto ou alguém para brincar com ele ajudam a minimizar a saudades.

Cuidado com as plantas

A maioria das pessoas acha que regar generosamente as plantas da casa já é o suficiente para que elas não morram sem a sua presença. Ledo engano. Quando elas são expostas a uma quantidade muito superior de água, o que acontece é que as plantas absorvem somente a quantidade ideal e o restante da água fica parada nos pratinhos gerando uma possível proliferação de mosquitos e levando até ao apodrecimento das raízes.

Existem diversas técnicas que podem ser aplicadas para evitar que ela morra, mesmo com a sua boa intenção de deixa-la abastecida de água. A primeira delas é a capilaridade que funciona muito bem para plantas que não precisam de tanta água, como cactos e suculentas. Basta colocar uma vasilha com bastante água e estender um barbante que vá do vaso à vasilha que irá passar a água por capilaridade até as plantinhas.

Outra opção é usar garradas de água de cabeça para baixo que são fincadas na terra do vaso e liberam a água lentamente e molhe a terra lentamente.

Tranque as portas internas

Uma boa dica de segurança é trancar as portas internas da casa. Essa ação dificulta a circulação de possíveis invasores, além disso, verifique cuidadosamente se portas e janelas externas estão devidamente travadas. Deixe sempre alguém conhecido e de confiança com as chaves para que de tempos em tempos possa dar uma olhada no lugar e passar a sensação de movimentação na casa.  Passar telefones para contato em caso de algum problema também é uma boa solução também.

Feche registros e válvulas de gás

Mesmo que a viagem seja curta, essa é uma atitude que precisa ser tomada para evitar possíveis alagamentos durante a sua ausência. Feche os registros de água dos banheiros e cozinha e deixe a válvula de gás da cozinha bloqueada para evitar acidentes. Tire os fios de todas as tomadas, pois além de economizar energia elétrica, você garante que seus equipamentos fiquem protegidos contra possíveis cargas elétricas.

Seguindo esses passos, aproveitar as férias fica muito mais fácil e tranquilo. Gostou das dicas? Curta nosso Facebook e fique por dentro dessas e outras dicas.