Áreas comuns: Prevenindo o Aedes

Áreas comuns: Prevenindo o Aedes

Os condomínios são locais muito propícios para a proliferação do mosquito da dengue, pois a grande concentração de pessoas e a diversidade de locais contribuem para o Aedes Aegypti se reproduzir.

Percebeu focos do mosquito no seu condomínio? #ChameOSíndico

Segundo a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, 90% dos focos da dengue estão nas residências, incluindo os prédios, por isso é preciso estar sempre atento.

O mosquito procura recipientes com água limpa e parada, pneus, garrafas e vasos de plantas são alguns exemplos de locais onde a água pode estacionar e permitir que o inseto deposite seus ovos.

Por isso é muito importante conscientizar os moradores a tomarem os devidos cuidados em seus próprios apartamentos, lembrando que as áreas comuns também devem ser fiscalizadas regularmente para erradicar locais que possam concentrar água parada. Observar as calhas, verificar se a caixa d’água está completamente vedada, observar se não existe acúmulo de água em lajes e guaritas, cuidar com os lixos que devem ser adicionados em sacos e depositados em lixeiras vedadas, e verificar se a água da piscina está sempre tratada, são algumas atitudes que ajudam a prevenir a reprodução do mosquito no condomínio.

Uma curiosidade muito importante, é que o mosquito não atinge um vôo com altura superior a 2 metros, mas isso não impede que ele chegue até os andares mais altos do prédio, pois acabam pegando “carona” no elevador.
Todo o cuidado é pouco quando o assunto é saúde e bem estar.

Síndico Curitiba – Nós entendemos de condomínio.