Como gerir de forma eficiente a manutenção das áreas comuns

Como gerir de forma eficiente a manutenção das áreas comuns

Gerenciar um condomínio vai muito além de fazer valer as normas estabelecidas para o bom convívio de quem mora ou trabalha no local.

Por responder legalmente pelo empreendimento, é importante que o síndico esteja a par não só da administração de pessoal, mas também das áreas comuns definidas na Escritura de Convenção do Condomínio.

Para este ponto, a palavra-chave é manutenção. Por serem espaços físicos caracterizados como propriedade de todos os condôminos, eles merecem uma atenção especial e exigem uma agenda de manutenção que deve ser seguida constantemente. Instalações elétricas, bombas d’água, portões, elevadores, sistema de água e esgoto, caixa de gordura, sistema de segurança, jardins, entre outros, são alguns pontos que devem ser vistoriados e passar por manutenções periódicas.

De acordo com os especialistas em gerenciamento de condomínios, é de responsabilidade do síndico manter tudo funcionando, limpo e arrumado. Para executar essa tarefa, o gestor pode contar com empresas especializadas que prestam serviços nas mais diversas áreas. Mas é importante ficar atento e observar o cumprimento das especificações que garantem um serviço seguro e de qualidade.

Antes de contratar uma prestadora de serviços, exija a apresentação dos documentos que atestam a qualificação e cumprimento das normas técnicas. Para não esquecer as datas de manutenção das áreas comuns do condomínio, o ideal é manter um “checklist” com as datas de vencimento de cada item. Assim o síndico consegue controlar cada ação futura e pode dar baixa nas manutenções já realizadas.

Abaixo compartilhamos o checklist do síndico para você ter uma base na hora de administrar alguns pontos importantes dentro da manutenção predial. Lembre-se sempre de contar com excelentes profissionais para lhe ajudar nessas tarefas.

checklist do síndico