Caixa de ferramentas: o que não pode faltar?

Caixa de ferramentas: o que não pode faltar?

A internet têm tornado as coisas mais fáceis para quem precisa fazer pequenos reparos em casa.

Trocar o sifão da pia ou um chuveiro podia ser um desafio, mas hoje, basta uma busca rápida no Google e você pode ver vários vídeos explicando como fazer sozinho, dispensando a ajuda de alguém mais experiente ou a contratação de profissionais.


Mas não adianta você ver um vídeo de como fazer se não tiver uma caixa de ferramentas completa para executar o serviço, certo?

Então quais são os itens essenciais para a sua caixa de ferramentas?

MARTELO: O item mais básico.

Esse item é um clássico! Ele será útil tanto para fixar pregos na parede quanto para qualquer situação onde força e precisão no acerto sejam necessárias. Dentre os variados modelos que existem, o ideal para se ter em casa é o famoso “martelo de orelhas”, ou martelo de carpinteiro. Esse modelo se difere pela fenda, localizada atrás da cabeça, que auxilia na retirada de pregos.

PREGOS, PORCAS, PARAFUSOS E BUCHAS:
Você precisará deles com mais frequência.

Existe uma grande variedade de coisas na nossa casa que levam algum tipo de prego, parafuso, buchas ou porcas. Isso quer dizer que mesmo se você não quiser pendurar nenhum quadro na sua parede, ainda vai precisar desses itens caso tenha que consertar um armário ou fechadura, por exemplo. – mesmo que provisoriamente.

Apesar de existirem diversos tamanhos para esses itens, a dica aqui é ter disponíveis os tamanhos mais habituais. Assim você consegue resolver rapidamente um problema pontual e recorrerá à loja de ferramentas apenas para lidar com tipos especiais.

TRENA: Você vai usar mais do que imagina.

Essa ferramenta de medição ajuda nas mais diversas situações. Desde pequenas reformas, no posicionamento de quadros e até mesmo na medição do espaço para um móvel novo quando você comprar on-line, evitando uma compra equivocada. Assim você evita dor de cabeça.

CHAVES DE FENDA, ESTRELA E PHILLIPS: Todo mundo precisa.

Quem nunca precisou apertar um parafuso na vida que atire a primeira pedra.

É recomendado ter pelo menos 2 peças de cada, com tamanhos variados, devido ao uso frequente deste tipo de ferramenta. Mas, contar com o jogo de chaves completo é sempre melhor!

FURADEIRA: Hora ou outra, você vai precisar de uma.

Fixar móveis e itens decorativos mais pesados exigem mais do que pregos e martelos. Você vai precisar de uma furadeira nesses e em outros casos onde você precise furar paredes.  Por isso, uma caixa de ferramentas completa requer uma dessas belezinhas.

ALICATES: Se não tem na sua caixa, ela não está completa.

Quando precisar segurar de forma fixa um objeto ou então soltar algo que está muito apertado, é o alicate que você vai usar. Os dois tipos mais comuns e recomendados são alicate plano e o universal.

FITA ISOLANTE, FITA VEDA ROSCA E DUREPOXI.

É sempre recomendado contar com fitas e outros materiais auxiliares de fácil manuseio. Pois em alguns casos será necessário isolar um fio elétrico ou então vedar a rosca de um chuveiro e sem esses materiais a instalação pode ficar mal feita e até mesmo perigosa, no caso dos fios elétricos.

CHAVE INGLESA: A famosa

Este item, bastante popular, é muito útil para reparos e ajustes onde você precise prender ou afrouxar parafusos e porcas. Como a boca dela é regulável, atende desde os parafusos pequenos até os grandes parafusos.

Mas lembrem-se, estes itens compõem uma caixa de ferramentas completa para cuidar de reparos do dia a dia.  Para os profissionais ou entusiastas, outros itens serão necessários, dependendo da intenção de cada pessoa.